fbpx

Burnout

Stresse

O trabalho representa uma componente central da vida do ser humano, uma vez que lhe permite a aquisição de uma autonomia financeira necessária ao seu bem-estar e à concretização dos seus objetivos de vida.  Contudo, muitas vezes, o trabalho traz consigo um conjunto de pressões e exigências que se poderão constituir como fontes de stresse.

O stresse sentido em contexto de trabalho é percecionado como um desequilíbrio que a pessoa sente entre as exigências que lhe são feitas e os seus recursos, físicos e mentais, disponíveis para dar resposta à situação. Este deve-se, geralmente, a um ritmo de trabalho exacerbado que, muitas vezes, ignora os próprios limites do ser humano podendo levá-lo à exaustão.

Causas e Tratamento

São várias as causas que poderão provocar esta exaustão, entre vínculos laborais precários, más condições de trabalho, ausência de reforços positivos, falta de apoio por parte da gestão ou colegas de trabalho, as pressões constantes de prazos ou a falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. Além da exaustão emocional, estas condições causam geralmente uma diminuição do sentimento de realização profissional.

O stresse no trabalho pode apresentar um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, interferindo não apenas com a produtividade laboral, mas também com a sua saúde física e mental. Deste modo, torna-se de extrema importância estar atento aos sintomas que possam surgir no sentido de procurar ajuda atempadamente, aprendendo formas de gerir o stresse laboral:

  • Dores de cabeça, tonturas, falta de ar, palpitações, alterações gastrointestinais;
  • Alterações do apetite e do sono;
  • Fadiga;
  • Alterações de humor: tristeza, irritabilidade, ansiedade;
  • Dificuldades de concentração;
  • Dificuldade em executar as tarefas solicitadas;
  • Falta de realização pessoal e profissional;
  • Tendência para avaliar o seu desempenho de forma negativa,
  • Incapacidade de relaxar;
  • Aumento do consumo de substâncias;
  • Falta de vontade em ir trabalhar.

Em casos de stresse excessivo no trabalho poderá ser essencial recorrer a ajuda especializada que lhe permita restabelecer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, procurando o bem-estar e realização.

A intervenção psicológica visa capacitar a pessoa a enfrentar situações de stresse, potenciando os seus mecanismos de coping e estimulando a autoeficácia, autoestima e assertividade.

Paralelamente, procura promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis e uma atitude mais positiva perante a vida.

Aprenda a saber viver melhor

Artigos do Blogue

Mude a sua Vida com a Formação em Inteligência Emocional

Mude a sua Vida com a Formação em Inteligência Emocional

A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.

Hipnose: melhore a sua qualidade de vida

Hipnose: melhore a sua qualidade de vida

A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.

Hipnoterapia é benéfica para tratamento de Síndrome de Cólon Irritável

Hipnoterapia é benéfica para tratamento de Síndrome de Cólon Irritável

Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…