Supere o Isolamento Social
O isolamento social pode ser definido como o comportamento no qual uma pessoa se afasta, voluntaria ou involuntariamente, de interações e atividades sociais. Tal comportamento é geralmente acompanhado de efeitos nefastos para a saúde mental, uma vez que contraria a natureza humana e a premissa de que somos seres sociais e com necessidade de constante interação com o outro.
Sintomas e Tratamento
É expectável e natural que em determinadas fases da vida a pessoa sinta necessidade de estar sozinha, adotando uma atitude mais introspetiva, e se afaste temporariamente daqueles que a rodeiam. Contudo, quando esse afastamento se prolonga no tempo e sem perspetiva de término, a pessoa fecha-se sobre si mesma, evitando o contacto social e dando origem a sintomas como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Medo e evitamento de situações sociais;
- Sensação de vazio;
- Apatia e fadiga;
- Sentimento de solidão;
- Rejeição;
- Baixa perceção de suporte social;
- Abuso de substâncias.
Sabe-se que o suporte social exerce um papel fundamental na promoção e manutenção da saúde física e mental das pessoas. Neste sentido, de forma a reduzir o risco de psicopatologia é fundamental combater o isolamento social. A intervenção neste âmbito passa pela promoção de uma melhoria da relação que a pessoa tem consigo mesma, de forma a permitir a melhoria da relação com o outro. Através de estratégias que promovem a autoconfiança e autoestima, pretende-se que a pessoa se sinta cada vez mais segura nas suas interações, procurando o contacto social e valorizando o seu impacto no bem-estar e qualidade de vida.
Estamos juntos, agora e sempre!
Aprenda a saber viver melhor
Artigos do Blogue
A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.
A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.
Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…