Problemas conjugais
O relacionamento conjugal, como qualquer outro tipo de relação entre pessoas, é pautado pela existência de momentos de equilíbrio e satisfação e momentos de conflitos e dificuldades.
A existência de conflitos não é necessariamente destrutiva, embora exija uma mudança e adaptação, podendo tornar-se numa oportunidade de crescimento individual e da relação.
Contudo, caso se verifique um ciclo de interações negativas persistente, mal interpretado ou mal resolvido, poderá originar situações mais graves, conduzindo a períodos de crise que poderão colocar em causa a continuidade do relacionamento.
Causas e Tratamento
Viver em casal é uma tarefa muito desafiante, pelo que o desafio aumenta quando associamos este acontecimento à pressão da vida diária e às expetativas que cada elemento do casal tem para a relação. São vários os motivos que atualmente podem originar problemas entre o casal:
- Dificuldades de comunicação e consequente aumento das discussões;
- Presença de conflitos intensos e frequentes (conjugais e parentais);
- Existência de padrões de comportamentos que levam à discórdia conjugal;
- Dificuldades na adaptação a transições de vida;
- Dificuldades na gestão da vida profissional;
- Conflitos com a família de origem;
- Sentimento de cansaço, desgaste ou desinteresse na relação;
- Dificuldades na intimidade e sexualidade do casal;
- Ciúmes ou dependência exagerada;
- Situações de infidelidade;
- Situações de separação ou divórcio.
No caso de identificar alguns dos problemas enunciados, é fundamental que o casal procure ajuda, de forma a prevenir situações de rutura irreversíveis. Deixar que o tempo melhore, geralmente dá lugar a um evoluir dos problemas, provocando a degradação progressiva da relação. Neste sentido, o apoio especializado terá como principal objetivo ajudar o casal a identificar os seus padrões de interação disfuncionais, permitindo encontrar alternativas e estratégias que promovam a resolução dos problemas e reforce a relação afetiva, tornando o relacionamento conjugal mais saudável e harmonioso.
Aprenda a saber viver melhor
Artigos do Blogue
A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.
A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.
Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…