Saúde mental pós Covid-19

A pandemia COVID-19 é considerada um problema de saúde pública que afeta todas as pessoas, apresentado um impacto significativo no seu quotidiano e contribuindo para o aumento da vivência de sentimentos de stress, medo e incerteza. Tais sentimentos associados a uma situação de isolamento forçada apresentam um impacto negativo na saúde mental, aumentando a vulnerabilidade psicológica das pessoas.
Esta vulnerabilidade poderá ainda ser afetada pelo impacto da crise socioeconómica que se começa a instalar e que será mais expressiva no período pós-pandemia.
Sabe-se que as dificuldades económicas e o risco do aumento do desemprego estão associados a um aumento das perturbações de saúde mental, do suicídio ou da presença de sintomatologia ansiosa ou depressiva que poderá necessitar de intervenção psicológica para a manutenção do equilíbrio e uma melhor adaptação às exigências e desafios provocados pela pandemia.
Sintomas e tratamento
A pandemia traz consigo muitas incertezas e mudanças a nível pessoal, social e profissional que poderão tornar-se irreversíveis e condicionar a saúde mental das pessoas, mesmo após o seu término. Apresentam-se de seguida alguns sintomas que poderão decorrer do período de crise a que deverá estar atento e solicitar ajuda caso persistam:
- Sentimentos de preocupação excessiva e ansiedade;
- Insegurança;
- Alterações de humor: irritabilidade e tristeza profunda;
- Sentimentos de vazio e solidão;
- Falta de energia e de vontade de fazer as tarefas do dia-a-dia;
- Isolamento;
- Dificuldades de concentração;
- Dificuldades em tomar decisões;
- Perturbações do sono;
- Diminuição do desempenho e produtividade nos diversos contextos;
- Falta de esperança e motivação para prosseguir os objetivos.
Após o período de pandemia haverá uma necessidade urgente de retomar as rotinas diárias e restaurar os danos provocados pela situação de crise pandémica. Contudo, dado o forte impacto desta crise, poderá ser difícil apresentar a resiliência necessária a uma readaptação e reconstrução saudável.
Neste caso, a intervenção em psicologia torna-se fundamental, atuando na redução da sintomatologia apresentada e capacitando a pessoa a gerir os seus desafios diários, permitindo uma melhoria do bem-estar psicológico e da satisfação com a vida.
Aprenda a saber viver melhor
Artigos do Blogue

A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.

A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.

Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…