Stresse: a nova epidemia

Já antes de sermos afetados pela pandemia COVID-19, a Organização Mundial de Saúde tinha considerado o stress como “a epidemia de saúde do século XXI”. De facto, não fosse existir uma epidemia com a dimensão da COVID-19 e a tese anterior teria sido comprovada.
Contudo, apesar dos especialistas lhe terem atribuído um nome científico, a pandemia que nos assombra nos dias de hoje em tudo se relaciona com o stress. A este nível, podemos afirmar que a crise económica, o isolamento, a incerteza e o medo, criados pela situação atual, têm contribuído significativamente para o aumento dos níveis de stress na população em geral.
Dicas e tratamento
Deste modo, é essencial que as pessoas adquiram competências que lhes permitam gerir eficazmente o stresse, prevenindo o aparecimento de perturbações mentais mais graves como a ansiedade ou depressão.
Deixamos-lhe de seguida algumas dicas para que possa alcançar maiores níveis de sucesso perante a vivência de situações stressantes:
– Identifique aquilo que lhe causa stress;
– Evite, tanto quanto possível, situações que lhe provoquem stress;
– Faça uma boa gestão do tempo: evite a procrastinação e estabeleça prioridades;
– Adote um estilo de vida saudável;
– Tire tempo para cuidar de si;
– Conheça os seus limites e aceite o que não pode mudar;
– Procure novas soluções para os seus problemas;
– Evite conflitos desnecessários;
– Desenvolva um estilo de pensamento mais positivo e construtivo;
– Se necessário, procure ajuda de um profissional especializado.
Na Clínica Dra. Mariana Pereira, estamos dispostos a ajudá-lo a adquirir ferramentas para se tornar capaz de gerir adequadamente o stress e, assim, melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Não deixe que o stress comande a sua vida!
Aprenda a saber viver melhor
Artigos do Blogue

A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.

A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.

Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…