Combata Tendências de Suicídio
Segundo a OMS o suicídio causa uma morte a cada 40 segundos em todo o mundo, sendo considerada a segunda principal causa de morte para jovens entre os 15 e os 29 anos de idade. Sabe-se que o suicídio está altamente associado à presença de perturbações de humor, sendo a depressão aquela que, na sua forma mais grave, contribui expressivamente para um estado de maior desorganização, fragilizando as competências da pessoa para lidar com as suas adversidades e aumentando o seu sofrimento. Face a este sofrimento, o suicídio é geralmente encarado como a única opção viável para escapar ou por fim ao mesmo, dando a ilusão de algum conforto e controlo da situação.
Sintomas e Tratamento
Na maioria das situações entende-se que a pessoa não procura a morte, mas sim terminar com um sofrimento intolerável considerando-se, portanto, que o suicídio veicula ainda um pedido de ajuda. Assim, é fundamental estar atento à presença de alguns sinais de alerta, de modo a sermos capazes de prevenir e diminuir o risco de suicídio na sociedade:
- Alterações de humor drásticas: tristeza, sensação de vazio, irritabilidade;
- Aparecimento ou agravamento de problemas de comportamento;
- Aumento da agressividade;
- Sentimentos de culpa excessiva ou vergonha;
- Isolamento;
- Desinteresse e apatia;
- Alterações na rotina do sono e apetite;
- Consumo de substâncias excessivo;
- Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
- Expressão de ideias ou de intenções suicidas.
Em casos de risco de suicídio o encaminhamento para apoio especializado é essencial para o alívio do sofrimento emocional e retoma de um sentido para a vida. A hipnose é considerada uma estratégia eficaz nestes casos, uma vez que ajuda a pessoa a reconhecer as suas potencialidades e desenvolver uma atitude mental positiva face às suas adversidades. Deste modo, a pessoa consegue alterar o significado negativo dos acontecimentos passados, criando os recursos necessários para resolver os seus conflitos emocionais e encontrando um novo sentido para a vida.
Aprenda a saber viver melhor
Artigos do Blogue
A formação em Inteligência Emocional permite que os formandos aprendam a reconhecer e a gerir emoções, a comunicar assertivamente e a aprendar a alimentar a motivação intrínseca.
A Hipnose Clínica conhecida como Hipnoterapia tem inúmeros benefícios. Permita-se conhecer e, assim, ser mais feliz.
Embora existam muitos exemplos na literatura científica que atestam a utilidade da hipnose clínica, um estudo publicado na revista Gut, em 2003, é digno de nota. O estudo envolveu 204 pessoas que sofrem de Síndrome do Cólon Irritável. O tratamento consistiu em 12 sessões semanais de hipnose (com duração de aproximadamente uma hora cada). 58% dos homens e 75% das mulheres relataram alívio significativo dos sintomas…