fbpx

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o consumo de tabaco tem sido considerado um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo.

 Além disso, tem sido associado como fator de risco para a presença de inúmeras doenças, aumentando o risco de cancro do pulmão, doenças cardiovasculares e pulmonares.

Deste modo, com vista a evitar as consequências do consumo aditivo de tabaco é fundamental parar de fumar o mais precocemente possível. Deixar de fumar é, geralmente, considerado um enorme desafio para os fumadores, embora seja uma das decisões mais importantes na sua vida, contribuindo para melhorar a sua saúde e a saúde daqueles que os rodeiam.

Contudo, dado o caracter aditivo que o consumo de nicotina apresenta, torna-se muito difícil tomar esta decisão e iniciar o processo de cessação tabágica, uma vez que foi efetuada uma programação desadequada do cérebro, onde a presença de nicotina se torna quase essencial à sobrevivência do indivíduo e à obtenção de prazer. 

Neste sentido, poderá ser fulcral o recurso a ajuda profissional especializada que promova a quebra do ciclo de dependência e fomente o bem-estar do indivíduo.

Tratamento

A hipnose clínica tem apresentado benefícios significativos ao nível da cessação tabágica, sendo uma forma complementar e alternativa a tratamentos médicos. Este tipo de tratamento fomenta a motivação da pessoa para deixar de fumar e diminui as consequências do período de privação, fazendo com que este seja vivido com menos ansiedade, sofrimento e sem recurso a comportamentos de substituição.

Através da hipnose torna-se possível reprogramar o inconsciente, dissociando o consumo de tabaco de determinadas situações e eliminando o hábito de fumar de forma eficaz. Assim, é possível obter um maior sentimento de autocontrolo, praticando hábitos mais saudáveis e melhorando a qualidade de vida.

Quer emagrecer? Saiba como AQUI.