fbpx

1) Mito: Fazer terapia com hipnose é a mesma coisa que fazer regressão

A regressão é uma técnica utilizada na intervenção clínica caso seja necessária. É uma técnica utilizada para podermos aceder a algumas informações passadas, em que é fundamental o acesso a situações/informações necessárias para superar traumas, quebrar padrões ou mesmo ter maior conhecimento da sua origem.

A regressão não faz parte obrigatoriamente de todas as intervenções. Fazer terapia utilizando a hipnose é único, personalizado, por isso, os resultados são mais rápidos e sustentáveis. Fazer terapia com hipnose é uma forma de estar na vida.

2) Mito: A pessoa revela os seus segredos e conta tudo ao hipnoterapeuta

A pessoa não revela e nem faz nada que vá contra os seus valores. Participa somente nas atividades que têm relação com o que está a ser tratado em terapia e que seja útil para a resolução do problema, das dificuldades em questão.

Aliás, muitas vezes, a mente inconsciente protege a pessoa e ela pode acordar do transe após resolver uma situação dolorosa e traumática sem partilhar.

3) Mito: A pessoa demora a voltar às suas funções e atividades normais

Após um transe muito profundo, o paciente pode apresentar alguma tontura devido à oxigenação do cérebro e ao relaxamento profundo ou mesmo sentir, por alguns minutos, que o seus reflexos estão mais lentos.

Contudo, nada a impede de seguir o dia ou a noite com as suas atividades normais. O paciente quando termina a sessão já está perfeitamente bem.

4) Mito: A pessoa é mais fraca por entrar em transe facilmente ou vice-versa

Existem pessoas mais sugestionáveis e que entram com maior facilidade em transe. Da mesma maneira, existem pessoas que não querem sentir o transe. Estes pacientes são chamados de mais resistentes.

Porém, se a pessoa está disposta a melhorar algo na sua vida e, assim, resolver alguma dificuldade, se confiar no hipnoterapeuta entrega-se ao processo.  

Fazer terapia é transformador, sessão após sessão, basta querer. Quando o ser humano se entrega o resultado é garantido.

5) Mito: A hipnose terapêutica (clínica) é a mesma coisa que a hipnose de palco (de show)

O hipnotizador de palco tenta mostrar que o poder é dele e na terapia o poder é do paciente que está em intervenção clínica. Na hipnose de palco, muitas vezes, o hipnotizador escolhe na plateia pessoas mais sugestionáveis através de alguns testes no início da apresentação e aquelas que entram facilmente em transe profundo. Então, é realizada uma indução rápida, pois tudo é muito rápido para chamar a atenção do público.  

Aqueles que assistem a um show de hipnose acreditam que a pessoa está ali totalmente a mercê do hipnotizador e fazendo tudo o que ele manda. Os meus alunos gostam de atividades onde são participantes em técnicas de show, com uma motivação de diversão.

A hipnose clínica serve para intervir com um objetivo claro, terapêutico. A vida de cada um é o mais importante e merece ser cuidada, protegida, com tratamentos hipnóticos a plateia são as emoções e os sentimentos, a intervenção clínica é realizada com confidencialidade.

6) Mito: A pessoa perde totalmente o controlo

Pelo contrário, na intervenção clínica com hipnose, a pessoa entra e sai do transe de acordo com a sua própria vontade, velocidade e profundidade. O hipnoterapeuta orienta e faz sugestões de acordo com as necessidades existentes, em cada paciente, em cada situação. Fazer terapia é maravilhoso, libertador e orientador. A pessoa não faz nada que ela não queira. As ações vão ao encontro das suas crenças, valores, desejos e objetivos.

7) Mito: Volta tudo ao mesmo apos intervenção clínica com hipnose

Não, todos somos seres evolutivos e aprendemos todos os dias, cada um ao seu ritmo e à sua forma. Não existem duas pessoas iguais, não existem duas horas iguais, não existem dois momentos iguais.

Existe um evoluir, um resolver, um superar cada desafio, cada problema, cada dificuldade, cada dúvida. O mundo não volta ao mesmo, o ser humano também não!

Acredito que fazer terapia é uma necessidade básica, todos temos de cuidar de nós, assim como lavar os dentes, tomar banho ou mesmo alimentarmo-nos bem.

As minhas escolhas definem quem sou, as escolhas dos meus pacientes mostram como é bom fazer terapia. Tenho tanto orgulho em cada um dos meus pacientes.